Cientificismo identificado como bloqueio do Debate sobre a Evolução
Há um artigo interessante na coluna no "Vancouver Sun" de hoje, "'Cientificismo' infecta os debates Darwinistas. Uma firme convicção de que a ciência pode explicar tudo sobre a evolução torna-se a sua própria ideologia". Interessante porque é raro ver o cientificismo abordado e criticado, especialmente por alguém que mostra o seu próprio alto nível de fé na evolução.
Segundo o autor, Douglas Todd:
Existem dois grandes obstáculos para uma discussão pública enriquecida sobre a teoria da evolução de Charles Darwin e sobre o que ela significa para todos nós.
O mais óbvio obstáculo é o literalismo religioso, que leva ao Criacionismo. É a crença de que a Bíblia ou outros antigos textos sagrados oferecem a primeira e a última palavra sobre o como o homem surgiu.
O segundo grande obstáculo para uma conversa pública gratificante sobre o impacto da evolução na forma como entendemos o mundo, não é abordado muitas vezes.
Trata-se do "cientificismo".
O cientificismo é a crença de que as ciências não têm fronteiras e, acabarão por ser capazes de explicar tudo no universo. O cientificismo pode, tal como o literalismo religioso, tornar-se a sua própria ideologia.
A Enciclopédia da Ciência, Tecnologia e Ética define o cientificismo como "uma exagerada confiança na eficácia da ciência natural de ser aplicada a todas as áreas de investigação (como na filosofia, ciências sociais e humanas)."
Pode ler o resto aqui.
(por Robert Crowther )
0 comentário:
Postar um comentário